Família Formigueiro Casa Condomínio

Família Formigueiro Casa Condomínio é o primeiro trabalho do pOleirO dO bandO endereçado (principalmente) às crianças. Com texto e direção de Mariana Vaz, o espetáculo foi criado em colaboração com o elenco – Monique Maritan, Pedro Stempniewski e Stella Garcia – e realizado com apoio do PROAC 30 – Promoção das manifestações culturais com temática LGBT. Em 2016, com apoio do Prêmio Zé Renato de Teatro, realizou temporada de estreia do espetáculo no Teatro Alfredo Mesquita, em São Paulo (SP).

Na peça, Bica, Dedé, e Fê são amigos e moram no mesmo condomínio. Impulsionados por muita curiosidade , as crianças iniciam uma jornada que as conduzirá às ruas subterrâneas das formigas e à descoberta da pluralidade de arranjos, combinações e formatos que cabem dentro da palavra “família”. A peça nasce da urgência de se abordar este tema de forma plural, lúdica e porosa, mas sem intuito pedagógico, dogmático ou moralizante

SINOPSE

BICA, DEDÉ e são amigos e moram no mesmo condomínio, no Bloco A.

A BICA mora com a mãe e com o Henry. Como a mãe dela nunca tá em casa, a Bica passa muito tempo na portaria, conversando com o Chico ou brincando com a Fê e com o Dedé. Hoje a Bica teve uma ideia incrível e tá muito animada: fazer um filme documentário sobre as famílias do condomínio! Ela já tem o equipamento, mas vai precisar de ajuda pra fazer o roteiro…

A tem três casas, rodinha nos pés e conhece muito sobre famílias. Metade da semana, ela mora com a mãe num apartamento no condomínio e a outra metade, ela mora na casa do pai, que tem até jabuticabeira no quintal. Às quartas-feiras, ela mora na casa da Déa. Quarta é o dia mais legal da semana: eles sempre comem pizza e tem que tomar banho rápido, pois a água acaba.

O DEDÉ tá intrigado com esse papo de família. Ele mora com o pai, a mãe, a irmã, o irmão e o minhocário. Ele é o caçula e divide o quarto com o irmão do meio, então ele prefere passar bastante tempo no jardim, escrevendo no seu caderno do dia. Outro dia, passeando pela grama, ele descobriu o formigueiro: será que o formigueiro é uma casa, com uma família?

BICA, DEDÉ e convidam você a compartilhar sua jornada lúdica de descobertas… Tomara que você tenha a sorte de acompanhá-los na expedição pelas ruas subterrâneas das formigas!

Texto e Direção: Mariana Vaz | Criação e atuação: Monique Maritan , Pedro Stempniewski e Stella Garcia| Trilha Sonora: Natalia Mallo| Luz: Júnia Magi| Cenário: Eliseu Weide e Mariana Vaz | Figurino e Adereços : Eliseu Weide

Editas & Fomentos

  • PRÊMIO ZÉ RENATO de apoio à produção e desenvolvimento da atividade teatral para a cidade de São Paulo (3a edição – 2015).
  • ProAC 30 – PROMOÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS COM TEMÁTICA LGBT

2016

Outubro – 5 apresentações – SESC Bom Retiro – São Paulo

Julho/ Agosto – 12 apresentações – Teatro Alfredo Mesquita – São Paulo

Junho – 4 apresentações – PAIDEIA Associação Cultural – São Paulo

Maio – 4 apresentações – CEU Butantã – São Paulo

Março – 4 apresentações – CEU Heliopolis – São Paulo