Tão pesado quanto o céu [peça HQ]

“TÃO PESADO QUANTO O CÉU [PEÇA HQ]” (texto de Ricardo Inhan e direção de Mariana Vaz) é a primeira peça do grupo . A montagem foi realizada com apoio do ProAC para Montagem e Circulação de Primeiras Obras de Teatro 2012. Estreou em 2013, circulou pelo interior paulista e, no fim do ano realizou temporada na capital paulista, no Teatro Cacilda Becker. Em 2014 realizou uma curta temporada no Complexo FUNARTE na capital paulista. No primeiro semestre de 2016, com apoio do Prêmio Zé Renato de Teatro, circulou por diversos espaços da cidade de São Paulo e fez uma nova temporada, no Teatro Alfredo Mesquita. Foi indicado ao Prêmio Aplauso 2014 nas categorias “Melhor Elenco”, “Melhor Espetáculo de Grupo”, “Melhor Dramaturgia” e “Melhor Trilha Sonora” e ao Prêmio R7 2015, nas categorias “Melhor Dramaturgia” e “Melhor Cenografia”.

SINOPSE:

Em TÃO PESADO QUANTO O CÉU dois homens – dois? – em um ponto de ônibus. Entediados, assistem a monótona dança dos pássaros nos fios de alta tensão. Em discurso fragmentado, clipado e telegráfico, a quase-fábula vai-e-vem sem ápices, em uma progressão ofegante. O ponto-de-ônibus, o fio de alta tensão e a ponte são a beira do abismo nesse ‘realismo fantástico apático’. O padrão rítmico e a densidade de textura das palavras modulam e manipulam tempo e espaço; em diálogos rápidos e cortantes capturam cotidianos vazios. Progressivamente, delineiam a permanente ambigüidade a respeito do que é real e do que não é.

Editas & Fomentos

  • PRÊMIO ZÉ RENATO de apoio à produção e desenvolvimento da atividade teatral para a cidade de São Paulo (3a edição – 2015).
  • Edital SMC 02/2013 – Ocupação Teatros Distritais da Prefeitura de São Paulo
  • PROAC Primeiras Obras de Produção de Espetáculo e Temporada de Teatro 2012

Prêmios & Indicações

PRÊMIO APLAUSO BRASIL 2014 (indicações): Melhor Elenco, Melhor Espetáculo de Grupo, Melhor Dramaturgia e Melhor Trilha.

PRÊMIO R7 2015 (indicações): Melhor Dramaturgia e Melhor Cenografia

FICHA TÉCNICA  Texto: Ricardo Inhan | Direção: Mariana Vaz| Assistência de Direção: Stella Garcia | Atores: Pedro Stempniewski e Ricardo Henrique| Cenário: Mariana Vaz e José Silveira| Luz e Videocenário: José Silveira| Trilha Sonora: Mariá Portugal

2016

Julho – 9 apresentações – Teatro Alfredo Mesquita – SP.

Junho – 2 apresentações – PAIDEIA Associação Cultural – São Paulo

Maio – 2 apresentações – CEU Butantã – São Paulo

Março – 2 apresentações – CEU Heliopolis – São Paulo

2014                                                                                                                         

Out/Nov – 9 apresentações – Funarte SP – São Paulo –SP

2013

Out/Nov – 18 apresentações – Teatro Cacilda Becker – São Paulo – SP

Set embro– 2 apresentações – Teatro Arthur Netto – Mogi das Cruzes – SP

Setembro – 2 apresentações – CEU Casa Blanca – São Paulo – SP

Agosto – 2 apresentações – ELT – Escola Livre de Teatro – Santo André – SP

Agosto – 2 apresentações – CEU Campo Limpo – São Paulo – SP